Modos de Exibição no CorelDRAW

Tipos de Exibição do CorelDRAW

Vamos falar um pouco sobre as formas de visualização, de exibição de conteúdo no CorelDRAW. É algo simples, comum na rotina de quem trabalha com o software, mas às vezes pode-se escapar algum detalhe, e queremos tratar neste artigo justamente disso, de todos os detalhes pertinentes aos Modos de Exibição no CorelDRAW.

Alternar entre os diferentes modos de exibição permite visualizar de maneira mais precisa todos os objetos que compõem um desenho. Assim como também alguns modos de exibição permitem um “refresh” mais rápido de conteúdo na tela. Mudar para modos de exibição mais simples, além de ajudar a observar melhor o desenho executado, também ajuda a quem tem máquinas menos potentes na hora de trabalhos mais complexos.

Modos de Exibição mais Comuns

Aramado Simples – Exibe de forma rápida os elementos básicos de um desenho através do seu contorno ocultando os preenchimentos. Neste modo os bitmaps são exibidos em tom monocromático. Excluem-se as etapas de misturas, efeitos como sombreamento, contorno, extrusões.

Aramado – Exibe o modo Aramado Simples incluindo os efeitos e as etapas de uma mistura. Neste modo os bitmaps são exibidos em tom monocromático.

Normal – Exibe os preenchimentos, bitmaps, etapas de mistura e efeitos. Este modo tem “refresh” mais rápido que o modo Aperfeiçoado.

Tela01 - Comparando os Tipos de Exibição Normal, Aramado Simples e Aramado

Tela01 – Comparando os Tipos de Exibição Normal, Aramado Simples e Aramado

Rascunho – Exibe os preenchimentos e bitmaps eliminando alguns detalhes e usando uma baixa resolução.

Aperfeiçoado – Exibição mais completa com todos os efeitos, bitmaps em alta resolução, preenchimentos em PostScript e faz suavização de serrilhado em conteúdo vetorial. É o modo que exige um maior processamento para renderização da imagem em tela.

Pixels – Exibe os objetos de forma exatamente igual de como os objetos serão ao serem exportados como imagens de bitmap. Um detalhe importante é quem em num nível de Zoom 100% a imagem se equivale exatamente ao tamanho da tela em uso.

Tela02 - Comparando os Tipos de Exibição Rascunho, Aperfeiçoado e Pixels

Tela02 – Comparando os Tipos de Exibição Rascunho, Aperfeiçoado e Pixels

Para mudar o modo de exibição basta clicar no Menu Exibir, e escolher qual modo de exibição deseja aplicar. E para alternar entre os modos de exibição atual e o modo de exibição usado anteriormente basta usar o atalho SHIFT+F9.

 

Suavização de Serrilhado

A Suavização de Serrilhado no modo Aperfeiçoado permite que o objeto em questão mantenha o seu traçado original. Já que mesmo sendo um vetor, estamos visualizando em uma tela que é formada por pixels. Este modo mantém o caminho do vetor nas bordas curvas e diagonais mesmo que se aplique um alto nível de zoom.

Na imagem abaixo vemos um vetor com nível de Zoom em 1082%, e as diferenças quanto ao serrilhado sendo comparadas.

Tela03 - Comparando a Suavização de Serrilhado.

Tela03 – Comparando a Suavização de Serrilhado.

 

Modos de Exibição para Impressão

Os modos de exibição mais complexos, buscam otimizar a visualização para simular o resultado de uma impressão. Todos são baseados no modo de exibição Aperfeiçoado.

Simular Impressões Sobrepostas – Este modo simula a cor da sobreposição das áreas em que objetos definidos previamente para impressão sobrepostas se sobrepõem. A Impressão Sobreposta é mais conhecida no meio gráfico como “overprint”.

Converter Efeitos Complexos em Bitmap – Converte a exibição de efeitos complexos, como transparências, ângulos, e remove sombras na exibição Aperfeiçoada. Isso é útil para visualizar como os efeitos complexos serão impressos. Para garantir a impressão bem-sucedida de efeitos completos, a maioria das impressoras exige que efeitos complexos sejam convertidos em bitmaps.

Cores de Prova – Este modo ativa a simulação de impressão do documento ativo baseado no Perfil de Cor selecionado para a Cor de Prova.

Tela04 - Exemplo de Simulação de conteúdos com Impressão Sobreposta

Tela04 – Exemplo de Simulação de conteúdos com Impressão Sobreposta

Volte aqui ao Dicas do Greb, que em um próximo artigo falaremos mais detalhadamente sobre os Tipos de Exibição para Impressão

Exibição em Tela Cheia

Esta opção de exibição já é bem conhecida dos usuários de CorelDRAW. Trata-se de remover toda a interface do CorelDRAW e sobrepor o conteúdo do arquivo sobre a Área de Trabalho do Sistema Operacional, exibindo apenas o conteúdo do arquivo. É muito utilizada para visualizar o resultado final de um trabalho, apresentando para equipe ou cliente. O detalhe aqui é que o conteúdo exibido corresponde ao posicionamento e nível de Zoom do arquivo aberto.

Para exibir em Tela Cheia, acesse o Menu Exibir, e clique em Visualização de Tela Cheia, ou apenas teclar F9. Para sair do modo Tela Cheia basta teclar ESC.

Tela05 - Exemplo de Visualização em Tela Cheia

Tela05 – Exemplo de Visualização em Tela Cheia

 

Dica: exibindo Dois Modos de Exibição ao mesmo tempo

O CorelDRAW oferece a possibilidade de ver o conteúdo do mesmo arquivo em dois, ou mais modos de exibição ao mesmo tempo. É uma opção bem interessante para quem trabalha com mais de um monitor. E também serve para mostrar ao mesmo tempo o vetor finalizado e a construção dele, seus objetos. Muito comum em vetorizações mais complexas, principalmente para provar que trata-se de um vetor, já que alguns acabam duvidando se tratar de um desenho à base de vetores.

Para isso basta fazer os seguintes passos:
Passo 01: Com o seu arquivo aberto clique no Menu Janela, e depois em Nova Janela. Com esse comando você terá duas janelas do mesmo documento. Podendo inclusive arrastar uma dessas janelas para um segundo monitor.
Passo 02: Clique novamente no Menu Janela e escolha a opção Ladrilhar Horizontalmente. Ou Verticalmente conforme o posicionamento das janelas se adequar melhor ao que você deseja.

Tela06 - Arquivo com Dois Modos de Exibição ao mesmo tempo

Tela06 – Arquivo com Dois Modos de Exibição ao mesmo tempo

Passo 03: Clique na Janela 1 do arquivo e escolha uma opção de Exibição, por exemplo Aperfeiçoado. Clique na Janela 2 do Arquivo e escolha uma opção de Exibição, por exemplo Aramado.

Veja abaixo, outro exemplo com múltiplos modos de exibição sendo aplicados para um mesmo arquivo. Neste caso, abrimos mais duas Janelas Novas.

Tela07 - Visualizando em vários Modos de Exibição

Tela07 – Visualizando em vários Modos de Exibição

 

Estas são as nossas principais dicas sobre Modos de Exibição no CorelDRAW. Continue nos visitando, aprendendo e compartilhando nossos conteúdos.

Autoria das Imagens Exibidas

A criação das imagens exibidas neste post é de autoria do Ilustrador e Designer Ronaldo Regel (39). Ronaldo começou trabalhando no ramo de confecções criando estampas, onde foi seu primeiro contato com o CorelDRAW. Há 6 anos Ronaldo trabalha na Tortuga Studios com criação de personagens, cenários, usados na produção de desenhos animados para televisão. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão “A Mansão Maluca do Professor Ambrósio” veiculada pela TV Cultura e pelo Canal Ra-Tim-Bum, além da série “History Drink” veiculada pelo History Channel.

“Uso o CorelDRAW praticamente 100% do meu tempo para o desenvolvimento de artes para essas séries
e para futuros projetos pessoais e da empresa.” – Ronaldo Regel

Clique na imagem abaixo para acessar a Fanpage do Ronaldo e conhecer outros trabalhos dele.

 

Parabéns ao Ronaldo pelo seu belo trabalho, e agradeço por ceder suas imagens para este post.