Crie senhas mais seguras e fáceis de lembrar

art005-img-post-senhas

O tempo todo precisamos delas e elas são a porta de entrada para praticamente tudo que é importante tanto no mundo virtual quanto no mundo real. Todo dia usamos senhas. E não cuidar bem da elaboração de uma senha pode ser um problema que depois se torna um problemão.

Você já se deu conta de quantas senhas você digita por dia? Senha para acessar o computador, acessar o celular, o e-mail, o facebook, o twitter, o instagram, a senha daquele site de compras, a senha do sistema da faculdade, da escola, do gerenciador de tarefas usado no trabalho, as senhas do banco, do cartão de crédito, senhas e mais senhas. Sempre temos uma senha para digitar. Será que existe uma pesquisa informando quantas vezes precisamos digitar uma senha por dia? Se alguém encontrar esses dados, por favor, avise-me.

Pois bem, precisamos de senhas. E quais seriam então as boas práticas para a criação de senhas? Como criar uma senha e ficar tranquilo quanto a sua segurança? Eu sempre tenho em mente que uma senha precisa atender o seguinte critério: “uma senha deve ser fácil de ser lembrada e difícil de ser descoberta.”

O que não fazer

Vamos começar falando sobre o que não se deve fazer ao criar uma senha.

Senhas Iguais: O erro mais comum é usar a mesma senha em vários serviços. Pode parecer mentira, mas tem muita, muita gente mesmo que ainda usa a mesma senha para praticamente todos os serviços. Esse tipo de comportamento é muito grave. Pois ao se descobrir a senha, o invasor terá acesso a praticamente tudo que lhe diz respeito.

Padrões Conhecidos: Outro erro grave é seguir os chamados padrões conhecidos. E neste caso também acontece o mesmo que nas “senhas iguais”, muita gente usa padrões conhecidos. Por exemplo: data de nascimento, data de casamento, sequenciais numéricos, suas iniciais, palavras existentes no dicionário, número da casa, placa do carro, nome dos filhos, esposo(a), seu nome. Evite-os. Você tem uma senha com esses padrões? Mude imediatamente!

O que fazer

Agora é hora de tratar sobre o que devemos fazer para termos senhas mais seguras.

Mudança de Comportamento: É isso mesmo que você leu. Você precisa mudar seu comportamento quanto a senhas. É preciso dar a devida relevância ao uso de senhas, a necessidade de criar uma senha segura, forte, e criar o hábito de sempre trocá-las em um período pré-determinado. E claro, usar senhas diferentes para serviços diferentes. Você pode até ter uma senha “mais básica” para serviços que considere de menos relevância, e outra mais forte para serviços de maior relevância. Mas, sempre use mais de uma senha.

Siga as Regras: Os serviços sempre informam como devem ser as senhas. Além da quantidade mínima de caracteres, e até a quantidade máxima, as dicas de senhas dos serviços informam quais tipos de caracteres podem ser usados como senhas. Se são “case sensitive”, ou seja, se diferenciam maiúsculas de minúsculas. Se exigem o uso de números e/ou caracteres maiúsculos presentes na senha. Então, se está dizendo como fazer, faça!

Crie seus Próprios Padrões: Isso mesmo! Padrões conhecidos devem ser evitados, mas nada impede que você crie seus próprios padrões. E se são seus padrões, claro que você não vai sair por aí falando como os define. Por exemplo, você pode criar um padrão palavra + hora. Você pensa na senha com duas ou mais sílabas, e olha para o relógio no momento que está criando a senha, e monta a sua senha intercalando as sílabas com a hora e os minutos.

Exemplos:
Palavra: poço
Hora do relógio: 17:32
Senha: po17ço32

Palavra: figura
Hora do relógio: 09:57
Senha: fi09gu57ra

Você pode pensar em muitas variações com o uso de palavras e horas e estabelecer seus padrões de senha. E claro, isso foi um exemplo, pense em outros padrões exclusivos para as suas senhas.

Use Frases: Usar palavras do dicionário deve ser evitado, pois os invasores usam de “wordlists” para descobrir senhas através do modo chamado de forçado. Mas, usar frases é altamente recomendado. O principal motivo é que a senha fica com um grande número de caracteres, e quanto maior a senha, maior a dificuldade dela ser descoberta. É claro que você não deve usar também frases conhecidas como: “tudoquereluzeouro”.

Misture suas frases com números e tenha uma senha forte. Pense em frases que serão fáceis para você lembrar e insira números que tenham realmente a ver com a frase, ou apenas para quebrar a frase e deixar a senha mais forte. Então, você pensa na frase e cria uma senha que que se adapte a essa frase. Pode até ser que a senha seja a frase com a inclusão de números, mas, tente usar algo que remeta a frase, e não a frase propriamente dita. Você pode também misturar idiomas na frase da sua senha. Uma outra dica é usar caracteres em maiúscula na senha.

Exemplos:
Frase: existem cinco portas na sua casa
Senha: ha05Portasaqui

Frase: você tem dois carros na garagem
Senha: sao02Carros8Rodas

Frase: a bandeira do brasil tem 4 cores
Senha: 1Flagcom4Cores

Pense em várias combinações possíveis. Quanto mais você variar melhor

Gerenciadores de Senhas

Se você tem realmente que usar muitas senhas no seu dia a dia, e mesmo criando alguns padrões como as dicas acima, considera que são muitas senhas, ou então, você acha que não tem memória suficiente para tantas senhas assim, use os recursos dos softwares gerenciadores de senhas. Abaixo as três opções mais conhecidas:

1Password:
Preço: Free 30 dias / Versão Paga por US$ 49,99
Site: https://agilebits.com/onepassword

LastPass:
Preço: Versão Gratuita / Versão Premium por US$ 12,00 (anual)
Site: https://lastpass.com/

KeePass:
Preço: Versão Gratuita
Site: http://keepass.info/

Verificador de Senhas

Descubra se a senha que você está pensando em usar é forte o suficiente usando os Verificadores de Senha online. Um deles é o Teste de Senha, aplicação brasileira que avalia a complexidade de uma senha e ajuda o usuário a melhorar a complexidade da senha, alertando sobre hábitos ruins ou falhas na escolha e formulação de senhas.

Teste de Senha
Link: http://testedesenha.com.br/

Microsoft Password Checker
Link: https://www.microsoft.com/pt-br/security/pc-security/password-checker.aspx

As senhas que usamos para ilustrar este artigo tiveram classificação

Lembrem-se: “uma senha deve ser fácil de ser lembrada e difícil de ser descoberta”

P.S.: Quer ter senhas seguras mesmo? Esqueça tudo o que você leu acima e passe a usar senhas como essa: 5g9k1z8m(3l7w2r4ç$6

Bom Aprendizado!
Essa foi mais uma Dicas do Greb.
Teh+