Criando Sangria no Photoshop

Vamos apresentar aqui um passo-a-passo de como criar um documento com Sangria no Photoshop. O Photoshop não oferece a opção de definir sangrias automaticamente, é preciso informar manualmente.

Como Configurar Sangrias no Photoshop

Sangria: é a área do layout que se estende para além do limite de impressão, das dimensões reais do documento. Ela é usada para evitar problemas ao cortar o material impresso, evitando assim que aparecam partes em branco nas margens ou que o corte avance para dentro do layout. Todos os objetos em seu layout que venham a tocar as bordas do documento devem receber sangramento. Cores e Texturas de Fundos, e objetos que pareçam “ir para fora ou vir para dentro do layout.” Os valores de sangria geralmente são a partir de 3mm para cada lado da impressão.

Passo 01: Com o Photoshop aberto, clique em Arquivo, Novo…

Passo 02: Vamos definir as medidas do arquivo já com as sangrias.  Então, para uma impressão em papel A4, que possui como medidas 210x297mm, com sangria de 3mm ficará com as medidas 216x303mm.

Tela01 - Definindo valores referentes a sangria

Tela01 – Definindo valores referentes a sangria

 

Passo 03: A resolução para impressão offset deve ser 300dpi. O Modo de Cores mude para CMYK. Em Avançado configure o Perfil de Cores como “Coated FOGRA39.” A maioria das gráficas brasileiras usam equipamentos europeus em seus parques gráficos, e este é um dos perfis mais indicados. Você pode também optar pelo Coated FOGRA27. O melhor mesmo é consultar o seu fornecedor sobre o perfil de cor adequado, ele pode inclusive lhe fornecer um perfil específico.

Plus: Ainda na tela de documento, você pode salvar essas configurações predefinidas e acessá-las rapidamente da próxima vez que precisar criar um outro arquivo com as mesmas configurações. É só clicar no botão Salvar predefinição, e digitar um nome. Vamos usar aqui no exemplo “A4 com Sangria”

Tela02 - Salvar Predefinições para Novo Documento

Tela02 – Salvar Predefinições para Novo Documento

Para acessar novamente estas configurações em uma próxima vez, basta clicar no menu suspenso Predefinições, e escolher “A4 com Sangria.”

Passo 04: Configure Linhas-guia com 3mm de cada lado para marcar a posição da sangria no documento. Clique em Visualizar, Nova Guia… e defina os seguintes valores:

Horizontal: 3mm e 300mm | Vertical: 3mm e 213mm

Plus: Para ser mais prático utilize a Extensão GuideGuide. Mostramos esta extensão no vídeo do post sobre Guias Inteligentes. Clique para acessar o post Usando Linhas Guia e Guias Inteligentes no Photoshop

Tela03 - Aplicando Guias e Sangria com a Extensão GuideGuide

Tela03 – Aplicando Guias e Sangria com a Extensão GuideGuide

 

Passo 05: Monte o seu layout e posicione os objetos com segurança observando o que ficará dentro e fora da sangria. Na imagem há também linhas-guia com margem de 10mm, para organizar melhor o layout e não ter tantos objetos próximos a borda.

Tela03 - Layout com a Sangria de 3mm

Tela03 – Layout com a Sangria de 3mm

Caso você deseje, pode trabalhar no arquivo como Modo RGB para ter acesso a todos os Filtros e Ajustes do Photoshop, e ao finalizar usar Editar, Converter para Perfil… e escolher de volta o Espaço de Destino CMYK definido na criação do arquivo.

Esta foi mais uma das Dicas do Greb.
Bom Aprendizado!
Teh+

  • Horizontal: 3mm e 303mm | Vertical: 3mm e 213mm

    Correto: Horizontal: 3mm e 300mm[…]

    • Ops! Olá Doufer! Obrigado pelo alerta. Esse tempo todo e não reparei. 🙂

  • josiasberaldo

    Bom dia! Tive um problema na instalação do pgn. Estou na versão CC. É recorrente esse erro amigo?

    • Não estou com a versão CC ainda, mas ela já vem com o GuideGuide nativamente (li que compraram), você vai em View, New Guide Layout. E define através do novo painel.

      E a Extensão GuideGuide tem versões específicas para cada versão do Photoshop. Confere neste link:
      http://guideguide.me/versions/