Banco de Imagem Gratuito – Visualhunt

O site VisualHunt chama a atenção pelo grande número de imagens em seu Banco de Imagem Gratuito. São mais de 350 milhões de imagens. Vamos conhecer como ele funciona.

banco-de-imagem-gratuito-visualhunt-dicasdogreb

Na realidade, o Visualhunt utiliza-se da API do Flickr para fazer a busca por imagens/fotos com licenças Creative Commons dentro do Flickr. E assim se torna um “Banco de Imagem Gratuito.” Podemos pesquisar as imagens de 3 maneiras dentro do Visualhunt:

  • por palavra-chave;
  • por uma paleta de cor;
  • por categoria.

Assim que acessamos o site já encontramos as 3 formas de busca disponíveis, sem nenhuma dificuldade para o usuário.

Link do Site: Visualhunt

O site possui navegação contínua, mantendo todo o conteúdo na mesma página. Ele é Responsivo. Permitindo que se tenha uma boa experiência de navegação em dispositivos móveis. E mostra ainda na home, uma lista com as imagens mais populares, segundo um ranking estabelecido pelo Visualhunt.

Buscando no Banco de Imagem Gratuito

Por Palavra-Chave

Vamos verificar aqui como funciona as buscas no Visualhunt, começando pela busca por palavra-chave. Usamos como exemplo a palavra-chave “woman smile”. Vejamos o resultado na imagem abaixo:

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 01: resultado da busca pela palavra-chave “woman smile”

Como você pode ver, os resultados são muito a quem do que estamos acostumados a ver em bancos de imagem específicos para o uso publicitário e editorial. E como trata-se de uma “busca dentro do Flickr”, temos muito mais fotografias conceituais do que imagens de cunho comercial.

Mesmo assim, tendo um pouco de paciência, e estando certo de que tipo de emoções, que sentimentos a foto precisa passar, dá para dar uma garimpada no site em busca da foto perfeita para a sua peça gráfica. Abaixo veja um resultado interessante para a palavra-chave “woman smile”, que pode ser utilizado em alguma peça gráfica.

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 02: imagem escolhida para a palavra-chave “woman smile”

Por uma Paleta de Cor

Para fazer a busca por imagens que correspondam a uma determinada cor, basta clicar na cor desejada na barra de cores que fica logo abaixo do campo de pesquisa. Na imagem, podemos ver o resultado da busca por imagens cuja cor predominante é o “azul/blue.”

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 03: resultado da busca por Cor

Por Categoria

E finalmente, a busca de imagens por categoria. O conteúdo disponível para buscas está dividido em 30 categorias. Na imagem podemos ver os resultados iniciais da Categoria Food.

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 04: resultados da pesquisa por Categoria

Atributos de Direito das Imagens

Em qualquer um dos tipos de buscas, os resultados podem ser filtrados pelos atributos de Direito de Imagem, lembrando que os mesmos seguem a Creative Commons. Na imagem você pode ver que filtramos os resultados da Categoria Food, para imagens com Licença do Tipo Commercial Use. Que é uma licença que permite tanto modificar a imagem como também usá-la em peças comerciais.

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 06: resultados de Categoria Food com filtro para Commercial Use

Baixando as imagens

Uma das vantagens do site na hora de fazer o download, é que você não precisa se cadastrar (afinal, as imagens são do Flickr em sua maioria), bastando clicar na imagem desejada e ir para a página específica da imagem. Nesta página temos todos os detalhes sobre tamanhos disponíveis, tipo de licença, atribuição dos direitos de imagem, dados de palavra-chave, tags e paleta de cores principais da imagem (em hexadecimal). Além dos dados Exif da foto. Vejamos os passos para download:

Step 01: Get Image

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 06: página de download da imagem

Neste passo, você escolhe qual tamanho deseja baixar e clica no link de Download correspondente para baixar imediatamente a imagem escolhida.

Uma função bacana do Visualhunt nessa hora, é que ele fornece a possibilidade de você “embedar” a foto em seu site ou post do seu blog. Ao clicar em um link Embed, é exibido um exemplo de incorporação, que lhe permite ter uma prévia de como ficará a imagem no post. Você pode inclusive diminuir o tamanho que a imagem será exibida no post, alterando a largura no slider, que muda a cada 5px. Pode escolher também o alinhamento da imagem: left (esquerda), center (centro) e right (direita).

Após definir todas as configurações, basta clicar em “Get the Code” e copiar o código e colar em seu post/site.

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 07: opções para embedar imagem em site/blog

Step 02: Check License

Veja alguns tipos de licença nas imagens disponíveis no Visualhunt.

Commercial Use OK – Pode ser usada para uso comercial,  em peças gráficas, embalagens, sites.
Modifications OK – Permite que faça uso da imagem com alterações, edição e recorte.
No Commercial Use – Não pode ser usada para uso comercial.
Attribution Required – É exigido que seja incluído na peça/post a atribuição dos direitos autorais da imagem.

Por exemplo, a imagem abaixo, exige que seja atribuído a autoria da foto, além de não ser permitido o seu uso para fins comerciais.

dicasdogreb-banco-de-imagem-gratuito-visualhunt

Tela 08: imagem com restrições de uso.

Step 03: Attribute Photo

E por fim, sendo exigido ou não a atribuição dos direitos autorais da imagem, o Visualhunt facilita para o usuário disponibilizando o código HTML com todas as informações relacionadas à atribuição.


Conclusão

O site Visualhunt, mesmo não tendo todos os recursos que um site comercial de Banco de Imagens oferece, como buscas mais específicas e ensaios temáticos, é mais uma excelente ferramenta para pesquisa de imagens, ajudando a compor layouts, posts e anúncios com imagens de boa qualidade. Para quem efetuar cadastro no site, é possível salvar imagens em uma LightBox (Mesa de Luz), e assim acessar rapidamente as imagens escolhidas.

Espero que tenha gostado do post, que ele seja útil para você.
Não esqueça de deixar o seu feedback nos comentários abaixo, e de compartilhar em suas redes sociais, ajudando a mais pessoas a terem acesso a este conteúdo.
Volte Sempre! 😉