Criando um Cartaz de Aviso bem Organizado no Word

Criando um Cartaz de Aviso bem Organizado no Word

Ao ler o título creio que você pensou: “Isso é muito fácil!” Sim! Realmente é fácil. Mas, acredita que muita gente ainda faz errado e não usa todos os recursos disponíveis no programa Word, para facilitar esse tipo de documento? Pois bem, vamos aprender aqui a fazer um cartaz de aviso usando no processo os recursos de edição que o Word nos oferece.

Passo 01: Após abrir o Word digite o texto abaixo em duas linhas, com três linhas de espaço entre eles.

AVISO
Não é permitido fumar neste ambiente

Confira a imagem.

Tela01 - Digitando o texto do aviso.

Tela01 – Digitando o texto do aviso.

 

Passo 02: Selecione o texto “AVISO” e tecle CTRL+D para acessar a janela de Fonte. Configure a Fonte como “Impact” e o Tamanho com “100”. Não tem a opção “100” em tamanho. Mas, basta digitar o valor desejado no campo conforme imagem.

Tela02 - Configurando Fonte

Tela02 – Configurando Fonte

 

Passo 03: Ainda na janela de fontes, clique na guia Avançado e no campo Espaçamento selecione “Expandido”, e no campo Por digite “30pt”. Confirme todas as configurações clicando no botão OK.

Tela03 - Configurando Fonte

Tela03 – Configurando Fonte

 

Passo 04: Selecione o texto “Não é permitido fumar neste ambiente”, tecle CTRL+D para abrir novamente a janela de Fonte, e configure o Estilo da Fonte para “Negrito” e o Tamanho para “72”.

Passo 05: Clique na guia Layout de Página e depois clique no botão Mostrar a Caixa de Diálogo de Página.

Tela04 - Abrir Configurar Página

Tela04 – Abrir Configurar Página

[ATALHO] Você pode opcionalmente clicar duas vezes em um ponto da Régua, que também irá abrir a caixa Configurar Página.

Passo 06: Na guia Margens defina os valores das Margens Superior, Inferior, Esquerda e Direita, todos eles com “2cm”. No campo Orientação defina como “Paisagem”.

Tela05 - Configurando a Página

Tela05 – Configurando a Página

 

Passo 07: Agora vem a dica principal. Na guia Layout, em Alinhamento Vertical escolha “Centralizado”. Clique em OK para confirmar todas as configurações. Isso fará com que o conteúdo de texto fique centralizado verticalmente de forma automática, mesmo que você acrescente ou remova conteúdo como, linhas, parágrafos, imagens. Assim, você não precisa dos famosos “enter, enter” para centralizar conteúdo verticalmente na sua página.

Tela06 - Configurando Página

Tela06 – Configurando Página

 

Passo 08: Volte para a guia Página Inicial, clique no botão Personalizar Bordas e escolha Bordas e Sombreamento.

Tela07 - Bordas e Sombreamento

Tela07 – Bordas e Sombreamento

 

Passo 09: Na janela Bordas e Sombreamento, clique na guia Borda da Página e escolha o Estilo, a Cor e a Largura. Clique no botão OK. Opcionalmente você pode escolher uma Arte como Borda.

Tela08 - Borda da Página

Tela08 – Borda da Página

 

Veja como ficou o documento do Aviso com essas configurações de layout de página e de formatação.

Tela09 - Documento de Aviso com as configurações aplicadas

Tela09 – Documento de Aviso com as configurações aplicadas

 

O ponto principal desse tutorial é fazer a centralização vertical automaticamente, e usar o recurso de espaçamento de fonte para encorpar a chamada principal do aviso. Você pode incrementar ainda mais seu documento usando o recurso “Arte” em Borda da Página, e inserindo Cliparts que sejam adequados ao tipo de documento que esteja produzindo.

Essa foi mais uma das Dicas do Greb.
Bom Aprendizado!
Teh+